As Bombas de Calor, baseiam-se na Aerotermia, transferem o calor do ar exterior para o interior das instalações (ou vice-versa) através de um ciclo termodinâmico, composto por 4 elementos principais:
Evaporador: Canaliza o ar exterior para um permutador de calor. Um fluido refrigerante de baixa pressão absorve o calor do ar e vaporiza-se.
Compressor: O vapor do refrigerante é comprimido, aumentando a sua pressão e temperatura.
Condensador: O vapor quente e pressurizado transfere o seu calor para o sistema de aquecimento (por exemplo, para aquecer a água ou o ar da casa) e condensa-se novamente (liquidifica).
Válvula de expansão: O líquido passa por uma válvula que reduz a sua pressão e temperatura, reiniciando o ciclo.
Energia Térmica, aquecimento de águas sanitárias com bombas de calor mais eficientes do que os sistemas de aquecimento tradicionais. Transferem calor do ambiente exterior para o interior em vez de gerá-lo a partir de combustíveis fósseis. Menor Impacto Ambiental: Ao utilizar fontes de energia renováveis e não queimar combustíveis fósseis, as bombas de calor emitem menos gases de efeito estufa.
Ideal para Lares na climatização e aquecimento de água, é uma alternativa sustentável e mais económica em comparação com os sistemas de aquecimento a gás ou elétrico tradicionais.
É garantido que as bombas de calor têm uma poupança na ordem dos 2 dígitos comparativamente àqueles sistemas. O cálculo de consumo é feito com base na faturação anual de água e também da eletricidade ou gás, conforme o tipo de caldeira do sistema atual, chegando-se assim ao kw térmico (kWt). O financiamento é assegurado pela empresa instaladora sem custos de instalação e manutenção pagando o cliente o consumo resultante da utilização medido em kilowatt térmico (kwt). No final do contrato, conforme o montante resultante do estudo e constante da proposta, pode pagar o valor residual descrito no contrato.